terça-feira, 15 de junho de 2010



A Cruz de Ferro (Eiserne Kreuz) é, com certeza, a mais conhecida condecoração militar do mundo, sendo que sua presença em livros de história, filmes e documentários, só serviu para consolidar essa fama. O contraste da cruz de metal negro com o contorno prateado adquiriu uma mística própria que só aumenta com o passar dos anos. Esse fascínio que ela exerce é facilmente perceptível por qualquer um que já teve contato com algum exemplar original.

A Cruz de Ferro foi criada em 1813, pelo rei Frederico Guilherme III da Prússia, precisamente no dia 13 de Março. Quando deu-se as Guerras Napoleônicas, o rei Frederico achou por bem premiar a bravura de seus soldados. Nasci aí a condecoração mais invejada do mundo!

Uma curiosidade interessante para os brasileiros e também para nossos descobridores é que a Cruz de Ferro teve inspiração, dentre outras, na Ordem de Cristo portuguesa. Ela foi desenhada por um arquiteto chamado Karl Friedrich Schinkel, contendo as cores de seu atelier, branco e preto. A cruz de Ferro recebeu também inspiração dos cavaleiros teutônicos do século XIV, já que esses usavam uma cruz como símbolo. Coube ao arquiteto apenas unir as cores ao desenho.

Como a Alemanha estava em guerra no momento em que foi criada, Friedrich fez uma condecoração barata para os cofres germânicos, então, a medalha teve sempre ferro como matéria prima principal. Por sinal, a Cruz de Ferro mudou seus elementos poucas vezes, sendo confeccionada em alumínio em algumas unidades. O fato é que não demorou a acabar sua manufatura nesse material visto que os soldados que a ganhavam queriam a “verdadeira” de ferro, daí em diante nunca mais mudou-se.

Seja qual for a medalha Cruz de Ferro ganha de 1870. 1914 e 1939 ela sempre tinha a data 1813 gravada em seu braço inferior para caracterizar o ano de sua inauguração.

A cruz de ferro não é atribuída desde maio de 1945 e é uma condecoração exclusiva de tempos de guerra.

A cruz, atualmente é usada nas forças armadas da Alemanha (Bundeswehr).






Nenhum comentário:

Postar um comentário